14 de março de 2016

Resenha: O Dia Seguinte - Rhidian Brook

Titulo: O Dia Seguinte
Autor: Rhidian Brook
Ano De Lançamento: 2014
Paginas: 272
Editora: Intrínseca

Sinopse: Hamburgo, 1946. Milhares de pessoas vagam, sem abrigo, pela região denominada Zona de Ocupação Britânica. Encarregado de supervisionar a reconstrução da cidade arruinada e de comandar a desnazificação do povo derrotado, o coronel Lewis Morgan requisita uma casa junto ao rio Elba, onde deverá viver com sua esposa enlutada pela morte do primogênito e o filho mais novo do casal, dos quais esteve distante mais de um ano.
Ao contrário do que se espera, porém, o oficial inglês não força os antigos proprietários alemães, um viúvo e sua filha, a abandonarem a casa: insiste em que as duas famílias dividam o mesmo espaço. Assim, nesse ambiente carregado de conflitos e tensões, personagens controversos cujas vidas emocionais são influenciadas pela política e pela história se revelam e tornam a possibilidade de uma reconciliação extremamente real.
Um livro emocionante e convincente, "O dia seguinte" mostra que as cinzas da guerra encobrem não apenas o certo e o errado, mas também a verdade e a mentira.



Resenha: Um livro belíssimo! Super recomendadíssimo!

O tema do livro é sobre a ocupação inglesa na Alemanha no pós Segunda Guerra Mundial. A forma como o autor descreve as situações vividas tanto pelos ingleses quanto pelos alemães, e alguns poloneses refugiados é brilhante. O livro foi baseado em fatos históricos, com detalhes do horror da guerra que só quem viveu, pode compreender que em uma guerra não há vencedores e vencidos, há apenas os que morrem e os que sobrevivem. Aqueles que se vangloriam sobre sair vencedor de uma guerra, na certa nunca esteve em um campo de batalha. 

Para quem conhece e gosta de história, vai gostar dos fatos narrados nesse livro, fatos esse que não são que não aprendemos na escola. Para aqueles que não gostam de história, uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o horror da guerra e ter uma opinião mais embasada quando for discutir o tema, já que a maioria das pessoas forma suas opiniões sobre "achismos" ou "fulano falou". 


Decidi não colocar tags do livro nessa resenha, como habitualmente faço por um simples motivo: alguns livros merecem não precisam de tags para incentivar a leitura, o simples tema e o fato de alguém recomendar já é um incentivo. 

Portanto, deixo vocês leitores na curiosidade e espero que minhas palavras tenham a poder de incentivá-los a ler esse livro! É um livro que deve ser lido por adolescentes, jovens, adultos... enfim, o livro que além de ser um romance, traz muito conhecimento.


14 comentários:

  1. Oi Sophia, amei a sinopse e a sua resenha pela sua resenha o livro é bem o tipo de gênero literário que eu gosto de ler já coloquei ele na minha lista de leitura obrigada pela dica bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me surpreendi com esse livro, pois ele trás um outro lado da guerra desconhecido por nós! Se gosta de história, vai amar esse livro!
      http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

      Excluir
  2. Olá...
    Adoro livros que tratam da história e dos períodos de guerras... Título anotado e com certeza vou lê-lo em breve... Parabéns pela resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Vai amar o livro!
      http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

      Excluir
  3. Só da história ter como base a Segunda Guerra, faz com que o livro me chama a atenção.
    A capa dele já tinha me chamado a atenção, mas depois de ler a sua resenha fiquei bastante curiosa para conhecer melhor a história.
    Dica anotada!

    Beijos e uma ótima semana;***

    ResponderExcluir
  4. Já gostei do livro por citar segunda guerra mundial, já que é um tema que me interessa muito. ador história e espero aprender um pouco mais com o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então não vai se arrepender de ler!É muito bom!
      http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

      Excluir
  5. Vi e acabei não lendo. Gostei da sinopse dele, acho livros assim bem legais. E parece ser bom, uma boa oportunidade mesmo de conferir alguns fatos históricos ou ao menos conhecer um pouco do horror da Guerra. É uma boa dica.

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Adoro esses livros que aprendemos enquanto lemos, gostei dessa sinopse e do tema retratado !
    Bjão

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Adoro esses livros que aprendemos enquanto lemos, gostei dessa sinopse e do tema retratado !
    Bjão

    ResponderExcluir
  8. Olá, Sophia.
    Eu ainda não conhecia esse livro mas me interessou. Não sou muito fã de história, mas gosto de livros que falem sobre a Segunda Guerra e o pós guerra, então acho que é um livro que eu leria.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pelos comentários e confesso que comprei esse livro pelo preço. Depois coloquei ele na meta de leitura e resolvi ler. Me surpreendeu, tanto pela temática quanto pelo enredo. Me mostrou um lado da guerra que eu desconhecia e me levou repensar alguns conceitos e rever minhas opiniões sobre o assunto. Não me arrependo de ler lido e recomendo a leitura, o livro é muito bom, apesar de ser um pouco maçante, o enredo é fantástico!

    ResponderExcluir
  10. Gosto de livros que nos trazem conhecimento, ainda mais quando o assunto são guerras, porque como você citou, não sabemos nem um pouco como é estar em uma guerra, então é sempre bom fazer leituras assim, que nos fazem pensar. A dica é excelente.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Não tenho costume de ler livros sobre histórias reais em geral, mas às vezes leio sobre a Segunda Guerra, e esse livro me pareceu bom, pretendo ler um dia, quando puder.

    Abraços :)

    ResponderExcluir