7 de março de 2016

Resenha: Pai Rico, Pai Pobre

Titulo: Pai Rico, Pai Pobre
Editora: Campus
Autores: Robert T. Kyosaki e Sharon L. Lechter
Páginas: 192


Sinopse: Um dos livros mais falados da última década, abriu os olhos do mundo para a necessidade de pensar o planejamento de finanças pessoais. Pai Rico, Pai Pobre foi o primeiro best-seller de Robert T. Kyiosaki e Sharon Lechter, e deu origem a uma série de enorme sucesso. Seu conceito é muito simples: com maior inteligência financeira muitos problemas comuns da vida cotidiana podem ser resolvidos. Saiba o que os ricos tratam como ativos geradores de renda, e como se livrar de pagar impostos demais. A cada dia, a cada nota você escolhe ser rico, pobre ou classe média. A melhor maneira de preparar seus filhos para o mundo é dividir esse conhecimento com eles. Se você não fizer isso, ninguém mais fará. Determine o destino do dinheiro que chega às suas mãos com a leitura desse livro.


Resenha: Começa contando a historia do autor Robert Kyosaki e seu amigo Mike na época em que eram crianças. Os dois queriam saber como se tornarem ricos e perguntaram ao pai de Robert que era um senhor que tinha uma vida razoável trabalhando como professor, ele respondeu que era melhor eles perguntarem ao pai de Mike já que ele sim sabia exatamente com se tornar rico.

O pai de Robert (chamado no livro de pai pobre) era um homem que sempre estudou muito na vida e conseguiu um bom emprego; O pai de Mike (chamado de pai rico) era um homem de poucos estudos mas que tinha sua própria empresa.

O livro conta que os jovens são ensinados desde pequenos por seus pais a estudarem muito para conseguir um bom emprego e assim trabalharem por muitos anos para depois se aposentarem, o que eles chamam de "a corrida dos ratos", ao qual você nunca saira do lugar. Eles ensinam o que é um ativo e o que é um passivo e a diferença entre eles de uma forma bem simples e fácil para que todos possam aprender.

Ensina como lidar e administrar o dinheiro fazendo com que o dinheiro trabalhe para você e não você trabalhe por dinheiro. Ao invés de você vender o seu tempo para ganhar dinheiro você usa o dinheiro de forma inteligente seja investindo ou abrindo alguma empresa para ganhar tempo com qualidade de vida e liberdade financeira. Veja o livro não fala que é errado trabalhar pelo contrario é bom, mas ao invés de gastar todo o salario por que não investi lo em algo que te dará um ótimo retorno no futuro fazendo assim uma renda residual. (INVISTA).

A Leitura desse livro é muito aconchegante, de linguagem simples e fácil, você quer muito ler ele todo dia e ao mesmo tempo não quer que acabe, ensina coisas que nós não ouvimos muito falar tipo ativo e passivo, mas, que sabemos que faz sentido independente da sua classe social ou idade. Se esses ensinamentos fosse dado nas escolas ou pelo menos se esse livro for lido por todos faria uma grande diferença, as pessoas não estariam trabalhando tanto por tão pouco e nem infelizes sentindo que falta algo na vida, se arriscariam mais e saberiam como verdadeiramente depois de um tempo de serviço não depender do INSS e ter uma renda residual.

Esse livro foi um dos primeiros que li de administração financeira e não será o ultimo (alias já li muitos outros que em breve falarei aqui), ele fez uma grande diferença na minha vida, abriu minha mente e me fez pensar sobre todos os ensinamentos que tive na infância e que sei que a grande maioria tem, " a corrida dos ratos", agora é lutar para sair dela e não cair mais, ampliar sempre a mente.


11 comentários:

  1. Oi Mayumi, lendo a sinopse o livro não é o tipo de genro literário que eu gosto de ler, mas mesmo assim sua resenha esta maravilhosa bjs.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Mesmo sendo um livro que eu não leria pelo título gostei muito da premissa, parece ser interessante!
    adorei a resenha!
    bjus

    ResponderExcluir
  3. Olá...
    Adorei a resenha e parece ser realmente um livro muito interessante. Muito bacana poder aprender coisas do dia a dia com a leitura de livros com linguagem simples como esse...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Amei a resenha! Achei muito interessante. Com certeza vai ser minha próxima leitura. Obrigada pela dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Gostei de conhecer a obra, este termo de "a corrida dos ratos" é muito verdadeiro, e na minha opinião eu não sei como podemos sair disto. Bem só fazendo a leitura do livro para entender melhor. Gostei da resenha e da dica.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Administrar nosso dinheiro hoje é algo muito importante. Fiquei interessado no livro, mas no momento não irei ler. A resenha está ótima, parabéns! Abraços =D

    ResponderExcluir
  7. Já ouvi falar desse livro e da "corrida dos ratos" e depois da sua resenha fiquei bem curiosa com o livro, e pretendo ler com certeza.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  8. Olá, Maiumy.
    Infelizmente esse livro não me interessou. Eu não gosto muito de livros do gênero, prefiro ler ficção. Mas para quem gosta deve ser um bom livro. E que bom que para você ele fez a diferença.

    ResponderExcluir
  9. Achei interessante por abordar esse assunto de planejamento, os "dois lados da moeda", digamos. Mas não acho que seja o tipo de livro que gosto de ler, é mais por curiosidade que pegaria e olhe lá.

    ResponderExcluir
  10. o livro parece ser bom e a resenha está ótima mas não me interessei em ler, não é o tipo de livro que me agrada sabe. Fica para a próxima.

    ResponderExcluir
  11. Que vergonha! Tenho esse livro em casa há anos e nunca tive a curiosidade de ler, hoje vejo a necessidade depois de casada e com filho. Acho que esse vai ser meu próximo livro a ler, só tenho que encontra-lo nas minhas bagunças.

    ResponderExcluir