6 de fevereiro de 2016

Resenha: A Ascensão do Governador

Titulo: A Ascensão do Governador
Serie: The Walking Dead (#1)
Autores: Robert Kirkman e Jay Bonansinga
Ano De Lançamento: 2012
Paginas: 361
Editora: Galera Record

Sinopse: No universo de The Walking Dead não existe vilão maior do que o Governador, o déspota que comanda a cidade de Woodbury. Ele é o personagem mais controvertido em um mundo dominado por mortos-vivos. Neste romance os fãs descobrirão como ele se tornou esse homem e qual a origem de suas atitudes extremas. Para isso, é preciso conhecer a história de Phillip Blake, sua filha Penny e seu irmão Brian que, com outros dois amigos, irão cruzar cidades desoladas pelo apocalipse zumbi em busca da salvação.


Resenha: O ambiente em que se passa a narrativa é logo após a infestação de zumbis começar a se espalhar pelo mundo. Acompanhamos um pequeno grupo de sobrevivente, Phillip Blake, sua filha Penny, seus dois amigos Nick e Bobby, e seu irmão mais velho Brian. Eles tem como objetivo ir da sua cidade ate Atlanta onde supostamente há um campo de refugiados. Porém essa tarefa não sera nada fácil com milhares de zumbis pelo caminho prontos para devorá-los.

Phillip é o líder do pequeno grupo, viúvo, vive a sua vida para a sua filha, ele é o tipo de homem que parte para a ação e faz o que é preciso, sem perder um segundo com questionamentos e conforme a pressão sobre ele vai aumentando, o seu único objetivo passa a ser proteger Penny a qualquer custo.


"Ela é tudo o que restou para Phillip. É a unica coisa que faz a vida dele valer a pena, a unica salvação para a sua alma ferida".

Já Brian é o contrario do irmão, apesar de ser o mais velho, ele sempre foi fraco e dependente do irmão, e nesse caótico cenário pós-apocalíptico, ele se torna um incômodo, um peso morto, medroso e que só serve para cuidar da sobrinha enquanto os homens de verdade salvam o dia. Brian sofre, e muito, para entender as regras dessa nada admirável mundo novo.

"- Nós vamos sobreviver a esse pesadelo, e vamos fazer isso nos tornando em monstros piores que eles, está me entendendo? Agora não existe mais regras! Não existe filosofia, não existe misericórdia, não existe perdão, agora somos só nós e eles e tudo o que eles querem fazer é devorar a gente!".

A narrativa de Kirkman e Bonansinga é fluida e cheia de reviravoltas. Os autores não tiveram pena de seus personagens,pois estão sempre os colocando em uma situação de perigo e estresse psicológico, o que nos leva para um final impressionante.

Apesar de ser um livro de terror eu não senti tanto medo como pensei que sentiria, é claro que tem muitas cenas de sangues e massacres e que causam um pouco de nojo, e são repugnantes, mas não vi nada de tão assustador como estava esperando.

Os autores tentando confundir as nossas mentes em relação a identidade do Governador porém ao longo do livro começamos a perceber a evolução de um certo personagem e a decadência mental do outro.

O texto é bem escrito e a tradução foi bem feita. É escrito em terceira pessoa. Não me lembro de ter achado algum erro de ortografia.

Temos uma dose de drama, terror (O que eu não achei, mas muitos sentiram terror) e suspense (isso sim tinha de monte). Se você é fã de The Walking Dead não deixe de ler esse livro.


Estou participando do desafio dos títulos, e por ser um livro de terror ele completa um dos desafios (que esta circulado em verde).




24 comentários:

  1. Olá!
    Nunca assisti, nem li The Walking Dead... E confesso que tenho um certo pavor de zumbis... Mas curti Meu Namorado é um Zumbi, vai entender! Hhaha.

    Adorei a resenha, que bom que está participando do desafio... Parabéns por cumprir uma categoria ;)

    Beijos

    http://tordodemorango.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Assisto twd mas nunca li nenhum dos livros. Queria muito ler esse pra saber mais sobre o governador, que foi um dos melhores personagens na série. Fiquei com mais vontade depois da resenha. Quem sabe um dia eu leia. Bjo

    ResponderExcluir
  3. Participar de desafios, muitas vezes nos surpreendem....gosto de desafios, mas somente aqueles que acrescentem coisas boas...quanto à resenha não me desafiou a ler, pois é um livro de ficção; prefiro livros com histórias que narre a realidade....

    ResponderExcluir
  4. Olá, Brenda.
    Eu li esse livro com as expectativas lá nas alturas. Como amo a série de tv, estava querendo um livro ótimo. Mas infelizmente eu me decepcionei com o livro. Achei que ficou muito aquém da série de tv. O livro não trouxe a mesma emoção da tv.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Sei lá, Prefiro assistir TWD do quer ler por causa das cenas de mortes, tiroteios uhuul!
    Mas é bom pra esclarecer fatos que não sabíamos sobre a serie

    ResponderExcluir
  6. Eu assisti até metade da quarta temporada da série, acho que foi mais ou menos nesta parte que o livro conta. Os nomes dos personagens não são familiares, então imagino que apenas o enredo seja semelhante. Gostei da resenha, e acho que zumbi não chega mesmo a ser um terror assustador, agora nojento sempre é...rs... e possui muito suspense também.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Eu li o livro, devorei. Achei o final do livro muito bom, e não tão óbvio. Agora já estou lendo o segundo livro e gostando muito também.

    ResponderExcluir
  8. Não gosto muito de cenas sangrentas com massacres, mas em livros acho bem mais fácil de lidar. Achei a história legal, poderia ler com certeza.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  9. Oi Brenda, sinceramente a serie de livros de TWD não me chama a atenção prefiro assistir a serie mas sua resenha está incrível como sempre bjs.

    ResponderExcluir
  10. Já tentei assistir a série de TV e não me agradou muito, mas acho que os livros me interessam mais do que as temporadas que ainda não vi rsrs. Amo histórias com suspense. Abraços =)

    ResponderExcluir
  11. Caracaaaaa! Eu sou apaixonada pela série! Ouvi flar mto bem desse livro! Sou louca e mto curiosa pra ler! Resenha nota 10 viu! Parabéns! Bjs

    ResponderExcluir
  12. Já assisti alguns episódios aleatórios da série e gostei muito, principalmente por ser de zumbis. Faz muito tempo que estou querendo ler a série de livros e sei que vou adorar!

    ResponderExcluir
  13. Tenho vontade de assistir a série. Mas não sou fã desse gênero, então provavelmente não vou ler ele. :/

    ResponderExcluir
  14. Gosto muito do seriado, mas nunca tive vontade de ler os livros da série. Mas quem sabe um dia.

    ResponderExcluir
  15. Bom, como The Walking Dead é sem dúvidas uma de minhas séries preferidas, pretendo ler os livros, mas ainda não li nem um, lendo sua resenha fiquei mais ansiosa ainda pra começar a ler a história de The Walking Dead.

    ResponderExcluir
  16. Pra quem viu a série e sabe quem é Governador....esse livro. Esse livro!
    Fiquei boba com as revelações quando li e é super legal pra quem é fã dos hqs e da série acompanhar esse outro formato da história. É bem escrito e viciante. Não acho que tenha terror ali, é mais uma coisa de suspense e apreensão. Vale a pena conferir né? Precisando ler os outros da série, só li até o 2 :S

    ResponderExcluir
  17. Gostei da resenha do livro mas confesso que não tenho interesse em ler o livro, muito mesmo assistir a série, não gosto muito dessa coisa de apocalipse zumbi e tal.

    ResponderExcluir
  18. Olá... Amei sua resenha, mas é um estilo que não me atrai... Confesso que nem a série eu consegui assistir... Realmente não faz meu estilo.... Beijinhos...

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Vejo as pessoas falarem muito sobre a serie de tv The Walking Dead e fiquei curiosa sobre essa historia mas não me interessou e o livro também não conseguiu me prender na historia !

    ResponderExcluir
  20. Já recebi várias indicações de amigos para ler os livros e assistir a série, mas eu não tenho coragem nem estômago para isso... Entretanto, a resenha ficou bem interessante.

    ResponderExcluir
  21. Tenho curiosidade pra ler os livros de The Walking Dead. Tenho nojinho pra ver a série. Será que da pra ler tranquilo se não assisti nada? Não fica faltando coisa?

    ResponderExcluir
  22. Tenho curiosidade de ler esses livros, mas tenho um pé atrás, até porque nunca li nada referente a zumbis ou coisa do gênero.

    ResponderExcluir
  23. Nunca assisti a série, por falta de tempo e por saber que não vou da conta de acompanhar todas as temporadas. Mas sei que a série é um sucesso, vejo nas ruas pessoas com blusas do filme. Acho massa!

    ResponderExcluir
  24. Adoro zumbis, mas ainda não assisti essa série. Para não me confundir assisto (tento) uma por vez. Agora estou assistindo Supernatural.

    ResponderExcluir