12 de janeiro de 2016

Projeto Livros Nacionais - O Amor Nos Tempos Do AI-5


Resumo do livro: A década de 1970 foi assinalada por turbulências internacionais e nacionais. Lá fora, os ecos da Guerra do Vietnã e o recrudescimento da Guerra Fria. Aqui, a repressão política, cujo paradigma maior foi o Ato Institucional nº 5, o AI-5.
Nesse cenário, inscreve-se a ficção. Uma trágica e emocionante história amorosa, possível, talvez, por demonstrar que a liberdade na cama era o corolário da falta de liberdade política.
Os destinos de um professor universitário e de sua esposa, de uma aluna e de um colega de trabalho se unem, se cruzam, em momentos altamente eróticos, baseados, porém, no diálogo, no respeito, na liberdade.
Tudo acontece ao som da música de compositores clássicos e daqueles da MPB que eram cantados e tocados pela juventude.
As personagens são ficcionais, como afirmado na página inicial, porém, nelas se percebe algo que não é ficcional, pois traduzem muito da experiência de vida do autor. Portanto, alguma semelhança talvez não seja mera coincidência.

Sobre o Autor: Ricardo de Moura Faria é natural da cidade mineira de Dores do Indaiá. Reside, atualmente, em Belo Horizonte, onde trabalhou como professor de História por 35 anos e culminou sua jornada como Consultor da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais para as áreas de Educação e Cultura.
Escreveu, isoladamente ou com co-autores, mais de setenta obras didáticas e paradidáticas. Sua produção foi, inclusive, objeto de tese de doutoramento defendida por um ex-aluno.
Por um tempo, foi também fotógrafo, tendo realizado quatro exposições, todas em Belo Horizonte.
Aposentado, enveredou pelo ramo da literatura, com um projeto que germinava há mais de dez anos, agora publicado.

Onde encontrar: Por enquanto a editora Novo Século não está entregando nas livrarias, deve fazer isso a partir de fevereiro.
Em Belo Horizonte, pode ser encontrado na Livraria da Usina (Cine Belas Artes), Rua Gonçalves Dias, 1581.
Já está à venda pela Amazon.
nas redes sociais: facebook.com.br/paginadoricardofaria.

18 comentários:

  1. Não me interessei pelo livro ,mas parece uma obra muito interessante, mesclando romance e história. É muito bom conhecer mais de autores nacionais, e Ricardo de Moura parece uma intelectual excepcional. Enfim, parabéns pelo projeto.
    Abraços
    bookdan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. O livro não me chamou a atenção, apesar de abordar uma época bastante turbulenta da história de nosso país, acredito que não faz meu tipo. De todo modo, sei que tem quem irá apreciar muito a leitura.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Bem, mesmo a história se passando em uma época de grandes guerras, um assunto que muito me interessa, percebi que seu principal foco é o romance erótico, e devido a isso não sentir vontade de procurá-lo para ler, porém adoraria ler uma crítica e conhecer melhor o enredo.
    Meus parabéns pelo projeto de livros nacionais ;)

    ResponderExcluir
  4. Oi, Brenda. Confesso que foi de uma genialidade incrível do autor em colocar em uma história uma década de tantas guerras, batalhas e turbulências. Mas, a parte do romance erótico na trama cortou totalmente a pilha de coisas boas que O Amor Nos Tempos Do AI-5 poderia proporcionar, em minha opinião. Espero que faça sucesso com o público-alvo.

    ➸ Participe do nosso Top Comentarista ❤! | arafaelagodoy.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi,amo história Brasileira e essa sinopse deixou um gostinho de quero mais.Falando de um tema que tanto marcou nosso país,com o romance envolvido na historia,tem tudo para ser um ótimo livro.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Brenda!
    O livro tem uma temática forte e faz parte da nossa história, acredito que ler, trará o conhecimento de um época em que não vivi intensamente, era muito pequena.
    E se tem MPB, já tá valendo.
    “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.” (Sócrates)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe do TOP COMENTARISTA de Janeiro, são 4 livros e 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  7. Me interessei bastante pelo livro, adoro esse contexto historico. Ainda mais nessa época. Já quero muito ler.

    ResponderExcluir
  8. Oi Brenda eu achei a capa do livro bem bonita mas a sinopse não me chamou a atenção nenhum um pouco mas como sempre sua resenha esta incrível bjs.

    ResponderExcluir
  9. Caramba! Gosto muito de livros assim, que envolvem história! Fiquei com vontade de ler esse.

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    A obra parece ser muito interessante. É muito bom conhecer mais de autores nacionais. Bom, parabéns pelo projeto.

    ResponderExcluir
  11. A sinopse é legal e adoro livros que tratam de tempos passados, uma coisa mais antiga e que já tem história, mas nem tão antiga assim. É interessante livros com esse contexto, dessa época. Gosto de conferir, até porque não vejo muitos assim ultimamente.

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Achei o contexto historia do livro muito interessante sendo do tempo da ditadura militar, mais a historia do livro não me interessou !!

    ResponderExcluir
  13. confesso que eu não curto muito esse gênero ,não sei se eu leria,pois tenho medo de acabar abandonando o livro, mas quem sabe um dia eu mude de ideia hehe

    ResponderExcluir
  14. o livro parece ser bem interessante mas a sinopse não me agradou, mas espero que agrade quem gosta do gênero.

    ResponderExcluir
  15. Para vocês que estão em dúvida, recomendo a leitura de uma outra resenha:
    https://www.facebook.com/paginadoricardofaria/posts/436727323204184

    ResponderExcluir
  16. Já gosto! Adoro livros que citam as guerras, são meus xodós na verdade.

    ResponderExcluir
  17. Amo história, o livro já me agradou por esse ponto, mas eu estou um pouco receosa ainda sobre o mesmo. Buscarei saber mais opiniões para perceber se o livro realmente vale a pena.

    ResponderExcluir
  18. Mais um comentário recebido pelo autor:

    " Recebi com surpresa e muita alegria o seu livro, no começo do ano. Esperava terminar de lê-lo para agradecer e apreciar seu trabalho. Por não termos sido muito próximos na ALMG, surpreendi-me também com o conteúdo.
    - Muito bem! Vc contou corajosamente uma história de amor não-convencional, que rompeu barreiras inimagináveis para a época, sem, contudo, ferir a ética. A lealdade que prevalece entre os personagens envolvidos é suficiente para justificar as liberdades que se permitem mutuamente. A sexualidade é explicitada de forma plena e saudável. Como o é, na verdade. A história é instigante, a prosa é correta e o final a "la Shakespeare", muito comovente.
    Parabéns! Continue! Obrigada pelo presente".

    ResponderExcluir