3 de novembro de 2015

Resenha: Fronteiras do Universo #1 - A Bússola de Ouro

Titulo: A bússola de ouro
Série: Fronteiras do universo
Autor: Philip Pullman
Ano de Lançamento: 2007
Paginas: 365
Editora: Objetiva

Resumo: Quando Roger, amigo de Lyra, desaparece, ela e seu daemon, Pantalaimon, resolvem procura-lo. Viajam para os reinos frios do Norte, onde ursos de armadura e bruxas-rainhas voam pelos céus congelados. Lyra possui um aparelho que auxiliará na missão - caso ela consiga decifrar suas mensagens misteriosas. Mas o equipamento contém segredos assustadores sobre a viagem e os perigos que os esperam em mundo distantes.

Resenha: Depois de assistir ao filme, fiquei com muita vontade de ler o livro, e que para a minha surpresa, encontrei vários detalhes bem diferentes do filme.

Lyra vive em Oxford, mas não é a Oxford que conhecemos, o livro se passa em um universo diferente do que o que conhecemos, mas mesmo assim bem parecido com o nosso e diferente em alguns aspectos.

Todos os seres humanos tem os seus daemons, seres que representam as suas almas humanas. Quando criança, os daemons mudam de forma constantemente, mas quando a criança chega a sua adolescência, os daemons tomam uma forma unica, não podendo mudar para outras novamente.
Geralmente esses daemos tem o sexo oposto de seus humanos, eles também não podem se afastar de seus humanos pois sentem uma dor extrema, e quando o humano morre o daemon morre também.

O daemon de Lyra chama-se Pantalaimon e é praticamente impossível do leitor não se apaixonar pelo pequeno daemon que logo nos conquista.

O mundo de Lyra muda completamente quando ouve o seu tio falar sobre o Pó, e ela resolve ir procurar respostas sobre isso. Mas, enquanto isso, crianças de todos os lugares estão desaparecendo, incluindo o melhor amigo de Lyra, Roger.

O personagem que desde o começo já não me agradou foi o tio de Lyra, Lorde Asriel, que já na sua primeira aparição no livro já ameaça quebrar o braço de Lyra, e mesmo depois de saber que ela o salvou de ser envenenado ele a esconde em um armário e novamente a ameaça que ela ira se arrepender se ela fizer algum barulho. No decorrer do livro, e nas poucas aparições dele não consegui mudar meus sentimentos por ele.

O autor nos apresenta um mundo fantástico, com daemons, ursos falantes, feiticeiras, lugares fantásticos, mistério, magia, pessoas com passado obscuro e muitas outras coisas fantásticas.

Achei maravilhosa a desenvoltura de Lyra e seu daemon, mas achei que o autor adicionou coisas desnecessária e quem nem era preciso, tornando assim que em algumas partes o livro se tornou cansativo.

O livro chegou a mim através de uma troca no skoob, mas depois de ler esse primeiro livro confesso que não era exatamente  que eu estava esperando e acabei perdendo a vontade de continuar lendo a sequencia, apesar de ter gostado desse primeiro livro.





17 comentários:

  1. Sempre quando lançam algum filme inspirado em livro eu nuca leio o livro, não me desperta vontade parece que vai complica a ideia que eu tinha do filme ai eu não leio kkkkkkkkkk bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Fernanda, pois quando assistimos o filme ja temos alguma ideia de como o livro será, mas na minha opinião é pior ler o livro para depois assistir o filme

      Excluir
  2. Já ouvi falar bem desse livro e como não vi o filme, tenho bastante curiosidade em lê-lo. O universo criado é bem interessante e o livro parece garantir uma leitura bem agradável para aqueles que gostam de uma boa fantasia, gênero em que estou me aventurando mais nos últimos tempos.
    Já não gostei do tio de Lyra pelo que contou na resenha, mas há sempre nos livros personagens que odiamos, não é? Acho que esse não tem salvação.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se pretendo ler o livro, aconselho a não assistir ao filme, assim o livro irá surpreende-la ainda mais

      Excluir
  3. Brenda!
    Tive oportunidade de assistir o filme e gostei como toda a odisseia cinematográfica ficou.
    Claro que o livro deve ser mais cheio de detalhes e melhor.
    É por isso que quero poder ler em algum momento.
    Aventura e fantasia quando se misturam, dão um exemplar perfeito.
    “Jamais se desespere em meio as sombrias aflições de sua vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda.”(Provérbio Chinês)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tambem adoro livros desse genero, pois sempre nos surpreendem

      Excluir
  4. Oi Brenda,
    Não li, nem vi os filmes da "A bússola de ouro", por isso acho que ficou um pouquinho confuso a resenha. Por não conhecer a história, ficou confuso um pouquinho para mim.
    E a respeito do livro: nunca me chamou muita a atenção, mas não desgosto. Caso surja uma oportunidade vou ver o filme, mas dificilmente irei ler os livros porque não é uma história que me agrada.
    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que não pretende ler, mas assista sim ao filme pois ele é bem divertido e tem muita aventura

      Excluir
  5. Oi Brenda! Morro de vontade de ler esse livro, lembro de ter visto o filme e ter ficado encantada! Fico feliz que você tenha gostado da leitura e que pena que não irá continuar. Adorei saber suas impressões sobre a história e de como gostou de daemon e Lyra, não vejo a hora de iniciar minha leitura também.
    Resenha adorável!
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca assisti ao filme, mas já vi algumas sobre o livro. Lendo sua resenha, pude perceber que o livro é fantástico. O que eu mais gostei foi o mundo que o(a) autor(a) criou, pois aparece ser incrível. Além disso, os personagens aparentam ser bem legais. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  7. Oi Brenda :) Eu não sabia que existia o livro, mas já sabia do filme! Porém, o estilo literário do livro não me agrada, então eu não pretendo ler o livro e nem ver o filme hahaha Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Fronteiras do Universo é uma série que estou desejando há décadas, mas ainda não li. A Bússola de Ouro me encantou quando fala de um outro universo, com vida, claro, risos. Mas, o que gostei mesmo foi a representação das almas dos seus habitantes por animais, daemons, o que deixou-me encantado. Quero ler!

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia esse livro, já o filme eu acho incrível. Fiquei com vontade de ler o livro, gosto bastante desse gênero.

    ResponderExcluir
  10. eu já assisti o filme há um tempo atras mas faz pouco tempo que descobri era adaptação de um livro, gostei da resenha e agora to curiosa para ler o livro.

    ResponderExcluir
  11. Quando vi a história pela primeira vez não me interessei muito. Depois vi tanta gente gostando. Pena que não foi tudo que vc esperava. Ainda tenho muita curiosidade com o livro. Gostei da resenha

    ResponderExcluir
  12. Já assisti o filme,mas confesso que não recordo todos os pontos da trama,é bonito,só que não deu vontade de ler.
    Lembro dos daemons,achei a parte mais fofa da história,queria um pra mim! s2

    ResponderExcluir
  13. Oie
    Que pena que o livro acabou te decepcionado em alguns aspectos.Essa série é uma que tenho muita vontade de ler desde que vi o filme.E se eu não simpatizei com o tio da Lyra no filme imagina então no livro,e espero que esse vários acontecimentos que o autor adiciona não deixe a leitura mais lenta pra mim.
    Beijos

    ResponderExcluir