8 de setembro de 2015

Resenha: Harry Potter e a Câmara Secreta - Harry Potter #2

Titulo: Harry Potter e a câmara secreta
Serie: Harry Potter
Autora: J. K. Rowling
Paginas: 287
Editora: Rocco


Resumo: A trama de Harry Potter e a câmara secreta começa com o pequeno feiticeiro passando as férias na casa de seus tios trouxas (não-bruxos) e sendo, como sempre, muito maltratado. Seu aniversário de 12 anos é o pior de todos: ninguém o cumprimenta, não ganha nenhum presente, nada. O garoto, órfão de pai e mãe, chega a cantar Parabéns pra você baixinho como se quisesse, ele próprio, provar que está vivo. Para piorar, os tios o prendem num quarto cercado de grades com direito a apenas uma refeição por dia — que ele divide com sua coruja, igualmente encarcerada numa gaiola.

De repente, aparece um carro voador com amigos feiticeiros que livram Harry Potter dessa amargura. Essa é apenas a primeira cena em que Joanne brinca com situações-limite. Todo o livro é permeado de quase-desgraças e é, por isso mesmo, quase impossível parar de ler. A empreitada, dessa vez, consiste em localizar uma câmara secreta e liquidar o monstro que está atacando estudantes do colégio Hogwarts, no qual os pequenos feiticeiros estudam magia e se divertem aprendendo, por exemplo, a transformar as plantas usando adubo de dragão.

Para Harry, garoto sem família e rejeitado pelos tios, Hogwarts é tudo. Portanto, quando colegas, e até professores, começam a desconfiar que ele tem alguma participação nas tragédias que estão acontecendo no colégio, a situação fica mais complicada. Até Hermione, amiga querida de Potter, é atacada pelo monstro e se transforma numa estátua. Só resta ao nosso herói tentar resolver o mistério por conta própria. Mais uma vez, ele enfrenta o terrível bruxo das trevas e... O final é surpreendente e muito divertido.

Vou deixar o link da resenha do primeiro livro:   
Resenha: Harry Potter #1



Resenha: Nesse segundo volume, Harry recebe uma visita inesperada em seu quarto na casa dos tios. Uma visita que implora para que Harry não volte para Hogwarts, pois um terrível mal está prestes a ser libertado, mas é claro que Harry não escuta, pois para ele é melhor enfrentar os perigos de Hogwarts do que ficar com os seus tios. Harry está começando seu segundo ano em Hogwarts, mas esta tendo dificuldades para chegar à escola.

Depois de alguns problemas, Harry finalmente consegue chegar a Hogwarts, pensando que tudo estaria bem a partir daquele momento e poderia aproveitar o seu tempo com os seus amigos, mas alguns estudantes aparecem petrificados nos corredores de Hogwarts, fazendo com que a lenda sobre a Câmara ressurja. E, como a curiosidade é mais forte, os três decidem descobrir se ela realmente existe ou não e quem, ou o quê, está por trás dos ataques aos alunos sangue-ruins.


A Câmara segundo a lenda foi criada por Salazar Slytherin, o fundador da casa Sonserina, e seria onde ele teria escondido um mostro e somente o seu herdeiro poderia reabri-la e controlar o animal, e assim expurgar os chamados sangues-ruins da escola.


"São as nossas escolhas, Harry, que revelam o que realmente somos, muito mais do que as nossas qualidades." Página 280


Este acaba sendo mais um ano cheio de aventuras na vida do bruxinho. Entre tantas revelações e segredos, ficamos sabendo da história de Voldemort, isso foi o que mais me impressionou, e Harry tem mais um encontro nada agradável com o Lorde das Trevas novamente.


Teve alguns personagens novos, entre eles o que mais me irritou foi o Gilderoy Lackhart que é o novo professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, ele diz que sabe tudo mas acaba que ele sabe menos que os próprios alunos. 

Também conhecemos o pai de Rony que não havia aparecido no primeiro livro, Arthur Weasley é um personagem muito divertido assim como o restante da família Weasley. A amizade do trio de amigos tornou-se ainda maior do que no primeiro livro, nesse eles estão muito unidos para desvendar esse mistério da câmara secreta.


O que é muito legal na série de Harry Potter é que apesar de se tratar de um universo totalmente diferente do que estamos acostumados, J. K. Rowling não nos enche de informações a ponto de fundir o nosso cérebro.


O final é surpreendente. Assim como resto da história deste livro, adorei e recomendo. Cheio de mistério, suspense e aventura é uma boa trama que vai lhe envolver fazendo você ficar viciada para saber o que irá acontecer com Harry Potter.
 


13 comentários:

  1. Oi, Brenda. Acredita que não li nem o primeiro volume da série mais queridinha dos leitores? É, isso mesmo! Confesso que tenho receio da leitura da série pelas grandes expectativas que criei devido aos bons comentários. Enquanto não gosto dos filmes, tentarei ler os livros e agradar-me.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu assisti aos filmes e gostei, os livros só comecei a ler esse ano e amei, leia sim pois os livros são muito melhores do que o filme e tem varias coisa que no filme não aparece.

      Excluir
  2. Só li até agora o primeiro volume da série Harry Potter, mas não gosto muito de livros que muita gente lê, sei lá, me dá uma sensação estranha. Mas a escrita da J.K. é mesmo incrível!
    Abraços :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só comecei a ler Harry Potter esse ano, enrolei muito para começar, mas não me arrependo, é uma otima leitura

      Excluir
  3. Oi Brenda,
    Li apenas o primeiro livro da série O.o, não consegui me apaixonar pelo primeiro livro que acabei nem tentando os próximos, mas são tantos comentários positivos que vou dar uma nova chance para a série, já que você disse que os elementos inseridos não fundem nosso cérebro rsrs.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No comecinho do livro eu pensei que não iria gostar, mas acabei gostando, o ruim é que é muito parecido com o filme e tem poucas diferenças, mas o segundo livro é melhor e ouvi dizer que a cada livro a história melhora, de mais uma tentativa quem sabe voce mude de ideia e goste

      Excluir
    2. Vou dar uma nova chance sim, a série não pode ser tão queridinha sem motivos rsrs.
      Beijocas ^^

      Excluir
  4. Oi!
    Gosto muito de Harry Potter não li todos os livros da serie, mas quando li esse gostei muito da para ver porque a escrita da J. K. Rowling é tão elogiada e adorei esse mundo que ela cria e principalmente os personagens marcantes !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os personagens dela são impossiveis de esquecer, uma otima leitura concerteza

      Excluir
  5. Quando se trata de HP eu não posso comentar muito porque sou uma das poucas pessoas nesse universo que ainda não leu/assistiu, cada dia que passa tenho mais vontade de comprar logo e ler todos para saber se é realmente tudo o que falam!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre me surpreendo quando me dizem que não assistiram aos filmes de Harry potter, ler os livro eu conheço muitos que não leram, mas os filmes estão sempre dando na tv e acho quase impossivel. Indico que leia primeiro o livro para depois assistir aos filmes, é uma forma de voce gostar ainda mais da serie. Eu infelizmente assisti aos filmes antes de ler, então quando leio já tenho uma ideia do que ira acontecer e por isso os livros não me surpreenderam tanto, mas mesmo assim ainda gostei

      Excluir
  6. que bom que tu está gostando de ler a serie, pois eu li e amei, é minha serie de livros favorita até agora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma serie otima, me arrependo de não ter lido antes

      Excluir