23 de agosto de 2015

Resenha: O Presente

Titulo: O Presente
Autora: Cecelia Ahern
Paginas: 317
Editora: Novo Conceito
 

Resumo: Todos os dias, Lou Suffern luta contra o tempo. Ele tem sempre dois lugares para ir, tem sempre duas coisas a fazer. Quando dorme, sonha com os planos do dia seguinte, e, quando está em casa, com a esposa e os filhos, sua mente está, invariavelmente, em outro lugar.

Numa manhã de inverno, Lou encontra Gabe, um morador de rua, sentado no chão, sob o frio e a neve, do lado de fora do imenso edifício onde Suffern trabalha.

Os dois começam a conversar, e Lou fica muito intrigado com as informações que recebe de Gabe; informações de alguém que tem observado uniões improváveis entre os colegas de trabalho de Lou, como os encontros da moça de sapatos Loubotin com o rapaz de sapatos pretos...

Ansioso por saber de tudo e por manter o controle sobre tudo, Lou entende que seria bom ter Gabe por perto — para ajudá-lo a desmascarar associações que se formam fora de suas vistas — e lhe oferece um emprego.

Mas logo o executivo arrepende-se de ajudar Gabe: sua presença o perturba. O ex-mendigo parece estar em dois lugares ao mesmo tempo, e, além disso, Gabe lhe fala umas coisas muito incomuns, como se soubesse do que não deveria saber...

Quando começa a entender quem é realmente Gabe, e o que ele faz em sua vida, o executivo percebe que passará pela mais dura das provações.

Esta história é sobre uma pessoa que descobre quem é. Sobre uma pessoa cujo interior é revelado a todos que a estimam. E todos são revelados a ela. No momento certo.



Resenha: “Às vezes é preciso se entregar a alguém para perceber quem você realmente é (pg. 14).”


É um livro comovente e que nos faz pensar a respeito de nossas próprias escolhas. O titulo é mais do que apropriado para descrever a trajetória de Lou, cujo único objetivo na vida é o trabalho e o sucesso. Para Lou, o mais importante para sua família é o conforto, porém para sua família, o mais importante seria a presença de Lou, que não participa da vida dos filhos e da esposa, nem tão pouco de seus pais e irmãos.


“Pela primeira vez na vida, não conseguiu formular um único pensamento (pg. 297).


Lou sabe de tudo o que acontece na empresa na qual trabalha, porém está sempre alheio aos acontecimentos de sua família. Quando conhece Gabe e lhe oferece um emprego, Lou acredita ter um aliado para atingir seus objetivos profissionais, mas ao longo das paginas, Lou começa a sentir desconfortável com a presença de Gabe, que sempre tem uma maneira sutil de afetar Lou quanto à suas escolhas, princípios e objetivos.


“Era como se, durante toda a sua vida, as pessoas lhe dissessem que o céu era azul e, pela primeira vez, ele realmente levantasse a cabeça e o visse com seus próprios olhos (pg. 223).”


Nas linhas de O Presente, pensamos sobre nossa própria trajetória, nossas escolhas e objetivos. A história de Lou nos faz pensar e refletir sobre nossa própria história.


“Cada segundo deixa uma marca na vida de cada pessoa (pg. 316)”.


Cecelia tem um talento espetacular para escrever sobre o cotidiano, tornando sua escrita envolvente e emocionante. O presente, ao mesmo tempo em que se torna uma leitura angustiante, nos enche de expectativa sobre os acontecimentos das próximas páginas. É uma história marcante, contada de maneira surpreendente, envolvente e apaixonante.


“Eram apenas um truque com a ciência. Um truque com ciência. Consciência (pg. 293)”


10 comentários:

  1. já vi esse livro antes só não cheguei a ler uma resenha dele, até agora.
    não li nada da autora ainda apesar de ouvir bastante elogios sobre seus livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Emanoelle! Amei esse livro e adoro essa autora! O livro é lindo e perfeito, depois que vc lê, entende pq O Presente o titulo! Super recomendo! Livro agradável, com um enredo magnifico e com muitas questões que nos fazem pensar!

      Excluir
  2. Oi, Sophia! Não conhecia o livro e gostei bastante do que foi descrito por você, na resenha. Ele tem uma temática interessante, uma história capaz de abrir nossos olhos para o que realmente importa na nossa vida. Achei a capa muito bonita também. Se eu tiver a oportunidade, quero ler sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa! Não vai se arrepender! O livro é lindo! Amo esse livro, esta entre os meus preferidos!

      Excluir
  3. Oi,
    Estou com um livro da Cecelia para ler - O Livro do Amanhã-, estou ansiosa para poder começar. Eu já tinha ouvido falar muito sobre ela há algum tempo, mas me veio maior interesse quando ela publicou Simplesmente Acontece - estou louca para ler-. Achei a capa linda, como em outros livros delas e gostei da sinopse. Eu ainda não tinha visto comentários sobre esse livro, mas me interessei muito. Se eu gostar de O livro do amanhã, vou com certeza ler mais livros dela.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Letícia! Eu já li esse livro e amei! Preciso fazer a resenha... rsrsrsrs
      A forma como essa autora escreve é fantástico! Li esses dois e P.S. eu te amo, que também é lindo, porém o filme é horrendo! Depois comenta o que achou do livro Letícia! Mas já adianto, ele dá uma chacoalhada na gente!

      Excluir
  4. O Presente é um livro que estou desejando faz quase um ano. Sempre vejo ótimos comentários sobre como é a escrita da autora Cecilia Ahern e, pelo que li por meio da sua resenha, percebi que essas críticas positivas foram confirmadas mais uma vez. Lerei-o em breve e espero gostar , assim como você.

    ResponderExcluir
  5. Oi Sophia!!
    Fiquei super animada!! Quero muito ler, eu amo os livros da Cecilia e AMO livros que nos faz pensar. ESpero me emocionar pela escrita dela mais uma vez também.
    Beijos!!
    umlugarparaleresonhar.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Becca! Esse livro é lindo! Amei! Essa autora é maravilhosa! Vai se emocionar sim e muito com esse livro! Bjoo

      Excluir