5 de agosto de 2015

Resenha: Harry Potter e a Pedra Filosofal - Harry Potter #1

Titulo: Harry Potter e a pedra filosofal
Serie: Harry Potter
Autora: J. K. Rowling
Paginas: 263
Editora: Rocco


Resumo: Harry Potter é um garoto comum que vive num armário debaixo da escada da casa de seus tios. Sua vida muda quando ele é resgatado por uma coruja e levado para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Lá ele descobre tudo sobre a misteriosa morte de seus pais, aprende a jogar quadribol e enfrente, num duelo, o cruel Voldemort.

Com inteligência e criatividade, J. K. Rowling criou um clássico de nossos tempos. Uma obra que reúne fantasia e suspense num universo original atraente para crianças, adolescentes e adultos.


Resenha: Vocês devem estar pensado, “ela só agora, depois de tanto tempo vai começar a ler Harry Potter”, e quem pensou isso está certo, sei que muito de vocês já devem ter lido, mas eu não. 

Desde pequena acompanhei os filmes e sempre fui apaixonada, mas naquela época eu não lia livros, na verdade eu os odiava, (ainda bem que isso mudou).


Quando comecei a gostar de ler, eu queria muito ler Harry Potter, mas havia vários outros que eu também queria ler e eu sempre acabava adiando a leitura, mas finalmente chegou o dia em que resolvi lê-lo.


O mundo dos bruxos estava sendo aterrorizado por um bruxo poderoso e cruel, chamado Voldemort, ele matava qualquer um que não o seguia, Tiago e Lilian Potter era um dos que não o seguiam e por causa disso Voldemort os matou, e também tentou matar o filho deles, Harry Potter, mas que de alguma forma sobreviveu, tendo apenas uma cicatriz em forma de raio na testa.


"Ele vai ser famoso, uma lenda. Eu não me surpreenderia se o dia de hoje ficasse conhecido no futuro como o dia de Harry Potter. Vão escrever livros sobre Harry. Todas as crianças do nosso mundo vão conhecer o nome dele!"


Harry era apenas um bebe quando aconteceu, então ele foi entregue a família da mãe dele, com seus tios no mundo dos trouxas (que é como eles chamam as pessoas que não possuem magia). Ele então passa a ser maltratado pelos tios e cresce sem saber que é um bruxo. Isso é até que um dia, quando ele esta prestes a completar 11 anos ele começa a receber cartas, que os tios o impedem de ler.


No dia que ele completa 11 anos ele recebe a visita de Hagrid que lhe diz que ele é um bruxo e que ele precisa ir para Hogwarts aprender como usar a magia. Durante essa sua jornada no primeiro ano na escola mágica, Harry tem contato com fantásticos seres e faz dois grandes amigos, Rony e Hermione. Descobre mais sobre si mesmo e os seus pais, ele também volta a ficar cara a cara com o seu grande inimigo do passado Voldemort e terá que enfrentá-lo para impedir que Voldemort pegue a pedra filosofal e se torne novamente poderoso e volte a aterrorizar o mundo dos bruxos.


Esse foi o livro que eu mais demorei lendo, não por eu não ter gostado, mas é que parecia que a sorte não estava do meu lado pois sempre que eu estava lendo alguma coisa aparecia, ou era barulho demais ou visita chegando e eu sempre tinha que parar, mas depois de dias tentando eu finalmente consegui terminar.


Sempre ouvi dizer que os filmes de Harry Potter era a melhor adaptação já criada e que seguiam bem os acontecimentos dos livros, não acreditava, mas agora vejo que é verdade. Realmente entendo a fascinação dos fãs, mas infelizmente até quase o final eu não consegui me prender no livro, acho que por não ter consegui ficar em silencio e sempre aparecer algo que me fazia parar de ler, foi só nas ultimas 80 paginas que eu fiquei presa na história e me aventurei realmente no que estava acontecendo.


O começo foi bem lento e ouve até um momento em que pensei em desistir, mas fui firme e continuei tentando apesar dos empecilhos, não me arrependo, Harry Potter tem de tudo para ser um livro ótimo, cheio de aventuras, amizade e uma história emocionante, com uma escrita leve e muito bem explicada sobre os acontecimentos, acho muito difícil alguém não gostar.


J. K. Rowling me surpreendeu e espero que o segundo livro eu goste ainda mais, recomendo para quem ainda não leu.

 

8 comentários:

  1. Oi Brenda,
    Nunca li HP nem vi os filmes. Quando digo isso todos acham que eu estou brincando ou sou louca. A história parece ser muito interessante, bem escrita , com personagens incríveis (tanto que existe milhares de fãs em todo o mundo). Mas nunca me interessei. Fico feliz que você tenha gostado dele e se surpreenda ainda mais com os próximos (dizem que fica cada vez melhor).
    Bjjs

    ResponderExcluir
  2. Muitas vezes acho que alguém que ainda não leu Harry Potter na blogosfera é raridade, me surpreendo até quando vejo que não sou a única que não leu HP. Pois é, eu enrolei até não poder mais. Não fui o tipo de criança que cresceu lendo HP ou vendo seus filmes, pra falar a verdade nunca tive muita vontade de ver. Sempre aparecia algo que roubava minha atenção e até agora não sei se realmente quero ler HP ou apenas quero conferir logo sobre o que tanto falam e acabar logo com o choque que alguns sentem por não ter conferido ainda os livros.
    Sempre aparece um livro ou série que me interessa mais e adio.
    De toda forma, gostei da sua resenha. Espero que os livros da saga continuem a te conquistar.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. oi ^^
    o lance desse livro é que esse primeiro é bem infantil e o harry ainda está começando nas coisas, ai ela descreve mt tbm as coisas na casa/ vida dos tios dele e isso cansa um pouco, mas eu adorei a leitura. tbm fui perseverante e gostei bastante. depois só melhora.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  4. Oi Brenda!
    Eu nunca vi nenhum filme do Harry Potter ainda porque quero terminar de ler a série inteira para depois ver os filmes.
    Estou no terceiro livro e amando.
    Ainda bem que você não desistiu do livro, porque ele é sensacional!!
    Beijocas!!

    umlugarparaleresonhar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Brenda! Adorei os livros de HP. Li já faz tanto tempo que até sinto vontade de relê-los. Esse foi um dos meus preferidos. Tenho certeza que você vai gostar dos próximos volumes.

    ResponderExcluir
  6. te entendo e sei como é,acho que pra cada livro tem o momento certo de ler. eu mesma só fui começar a ler os livros de Harry Potter esse ano e me encantei com a história, simplemsnte incrivel, consegui ler os 7 livros em 1 mês.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Brenda.
    Eu tentei começar a ler o primeiro livro, mas não deu. Também tentei o filme e não consegui me envolver. Desisti de ambos. Mas bom saber que o enredo de agradou.
    Fico na torcida para que você curta a série completa.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  8. Nunca tive vontade de ler a Saga Harry Potter, apesar de ser jovem ainda, e a série for recomendada para essa faixa etária, ainda não demonstro interesse e curiosidade por eles. Quem sabe, outro dia?!

    ResponderExcluir